segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pesadelo para a Nokia: WP7 Mango adiado para 2012

Mesmo para os mais otimistas, o pacto da Nokia com a Microsoft foi um movimento de alto risco, já que a empresa essencialmente terceirizou o desenvolvimento do sistema operacional para seus dispositivos, deixando de ser uma das líderes do segmento para se tornar essencialmente uma subsidiária da Microsoft. Mesmo considerando o um bilhão de dólares recebido a Nokia parece ter ficado com a pior parte do negócio.
Um dos principais problemas para a Nokia é que ao se casar com a Microsoft ela fica dependente da capacidade da Microsoft em finalizar as novas versões do sistema pontualmente, uma qualidade pela qual a Microsoft não é particularmente renomada. Se a Microsoft atrasa o lançamento, a Nokia é também obrigada a atrasar o lançamento dos aparelhos, ficando com um buraco no portfólio. Mal começou a parceria e é exatamente isso que está prestes a ocorrer.
A Nokia está esperando pela segunda versão do Windows Phone 7, batizada de Mango para lançar os primeiros aparelhos baseados na plataforma, o que dará tempo às duas para moldarem o sistema em torno da parceria e à Nokia a possibilidade de diferenciar seus produtos da atual leva de smartphones com o WP7 disponíveis no mercado. O Mango era esperado para outubro desse ano, mas um artigo do WindowsITPro revela que isso será impossível. O Mango será atrasado até um ponto não especificado de 2012, possivelmente empurrando para o segundo semestre à chegada ao mercado dos primeiros Nokias baseados na plataforma. Em outras palavras, a Nokia ainda terá que se aguentar por mais quase um ano e meio com o Symbian e o S40, que apesar de rejeitados e desprezados continuam sendo o ganha-pão da empresa, enquanto assiste à ascensão do iOS e do Android.
Em outra notícia relacionada, a Nokia confirmou que os primeiros aparelhos serão lançados apenas em 2012, "daqui a cerca de doze meses", confirmando o atraso. No caso da Nokia (assim como com a maioria dos outros fabricantes), novos aparelhos são sempre anunciados meses antes de efetivamente chegarem ao mercado. Mesmo que anunciem os primeiros modelos em abril de 2012, com certeza eles não chegarão às lojas antes de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.