quinta-feira, 26 de maio de 2011

UTILIZAÇÃO CORRETA DA BATERIA DO SEU NOTEBOOK

A vida útil das baterias recarregáveis são medidas através de ciclos de cargas, que variam em torno de 300 a 500 ciclos, dependendo do modelo da bateria .Todas as vezes que ligamos o conversor AC/DC à energia elétrica, e conectamos o conversor ao Notebook com a bateria instalada, é gasto um ciclo de vida útil da bateria, não importando o tempo ao qual o equipamento ficou ligado à rede elétrica, um minuto, uma hora, dez horas, tanto faz o tempo, um ciclo de vida útil da bateria já foi consumido. Para evitarmos o desgaste prematuro das baterias, devemos sempre utilizar a bateria do equipamento até o final da carga, e quando o equipamento sentir que a carga da bateria está baixa, ele irá nos avisar emitindo sons característicos, acendendo luzes, ou de alguma outra forma característica de acordo com cada marca ou modelo de Notebook.
Devemos atentar para a carga da bateria, esta deve ser feita de uma forma contínua, sem interrupções, ou seja, se a bateria gasta duas horas para ser carregada, ela deve ficar conectada à rede elétrica por duas horas consecutivas e ininterruptas. Estas informações devem ser verificadas no manual do usuário do equipamento.
Uma forma para poupar a bateria, é utilizarmos o equipamento sem ela, devendo ser extraída do compartimento por completo, e ligando-se o Notebook à rede elétrica.
Antes de utilizar as baterias novas, devemos fazer a carga inicial, para que elas tenham longa duração e grande autonomia. Este procedimento é feito da seguinte forma: coloca-se a bateria nova no equipamento, liga-se o equipamento na rede elétrica, deixe-o carregar a bateria por 24hs, não importando aí o comunicado do equipamento de que a bateria já está carregada.
Após este período de carga, devemos desconectar o equipamento da rede elétrica, e utilizar o Notebook até que a carga da bateria chegue ao final, neste caso não há a necessidade de ser contínuo, pode haver interrupções. Quando a carga da bateria chegar ao final, devemos carregá-lo por mais outro período de 24hs. Após esses procedimentos, poderemos utilizar o equipamento normalmente.
Atenção: Se ao carregarmos uma bateria, e esta não fornecer uma autonomia de pelo menos cinco minutos, ela deverá ser descartada, pois provavelmente alguma célula da bateria entrou em curto, e poderá prejudicar o seu Notebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.