terça-feira, 28 de junho de 2011

Como Atualizar a BIOS do Computador

A BIOS de um computador é o componente da placa mãe que controla os dispositivos do computador. Ela provê um sistema operacional com informações sobre o hardware, e é projetada para controlar os componentes. A BIOS normalmente é gravada em EPROM, EEPROM ou memória Flash programada com o "firmware" e tem a habilidade de salvar pequenas quantidades de informações das configurações do usuário.

Os componentes da BIOS normalmente são soldados na placa mãe, e não podem ser mexidos. Alguns deles ficam em soquetes, permitindo sua substituição. Todos os componentes de BIOS modernos podem receber um upgrade do firmware. O processo é delicado e frágil, pois flutuações de energia durante seu andamento podem corromper irrecuperavelmente a BIOS. Muito cuidado é necessário para conseguir fazê-lo com segurança.

Este guia vai lhe ajudar a atualizar a BIOS do seu computador de modo mais seguro. Nem todos os computadores têm BIOS do mesmo fabricante, muito menos eles seguem os mesmos processos, mas a maioria têm os mesmos passos e precauções.

Passos

  1. Determine sua necessidade. O update da sua BIOS vai resolver o problema do seu computador? Melhorar o desempenho? Seu computador tem anos de idade e nunca sofreu um upgrade? Parar para pensar nisto vai lhe ajudar a decidir se realmente de um upgrade de BIOS, se precisa olhar com cuidado as versões, etc. Nem todos os updates de BIOS são necessários, mas várias vezes a BIOS mais nova resulta em melhor performance.
  2. Descubra o fabricante do seu sistema, especialmente a placa-mãe e a BIOS. Isto vai lhe ajudar a descobrir onde baixar o update de BIOS.
  3. Descubra quais métodos estão disponíveis. Nem todas as BIOS usam o mesmo processo. Alguns fabricantes usam seu próprio programa personalizado para atualizar a BIOS, e alguns outros vão usar um programa de terceiros para atualizar a BIOS no DOS. O último pode significar baixar dois arquivos, ou estar na imagem de um disquete com um programa extrator. Baixe o aplicativo correto do website do fabricante, e leia as instruções dele com cuidado.
  4. Faça o update. Execute o instalador ou aplicação para atualizar a BIOS. Se o programa pedir um disquete, use um disquete de 1.44MB 3.5" formatado. Não importa se ele estiver vazio ou não, pois o programa vai apagar tudo no disquete.

    1. Se estiver usando um disquete, reinicie seu sistema e de boot do disquete. Algumas imagens vão executar automaticamente o update, outras vão exigir comandos de linha de texto, e vão ter um readme disponível. Se não houverem instruções, haverão dois arquivos (exemplo: "A06_123.bin" e "awflash.exe") pelo menos, a imagem e o programa. Neste caso, digite awflash A06_123.bin e pressione ENTER. Isto vai rodar o programa de update, e indicar a ele que deve usar os dados de A06_123.bin para atualizar a BIOS.
    2. Se estiver usando um programa Windows para executar o update, faça um backup da sua BIOS atual primeiro. Alguns softwares vão perguntar isto primeiro, e é recomendável fazê-lo.
    3. Compare as dduas versões. Alguns programas vão verificar a versão existente e determinar se a que está no computador é mais antiga ou não. Se a versão atual for mais antiga, faça o update. Neste ponto as interfaces são diversas, mas os comandos podem ser WRITE, UPDATE ou CONFIRM ou similar.
  5. Reinicie seu computador. Muitos deles irão reiniciar o computador automaticamente, outros vão pedir, e a maioria vai avisar isto antes de iniciar a atualização. Alguns vão deixar por sua conta. Faça o seguinte, caso precise reiniciar o computador manualmente:

    1. Desligue completamente o computador via o botão liga/desliga ou executando a sequencia em seu sistema operacional.
    2. Desligue a chave de força mestre (localizada atrás do computador), desligue o estabilizador ou remova o PC da tomada.
    3. Aguarde um minuto inteiro.
    4. Religue a energia.
    5. Aguarde alguns instantes e ligue o computador.
  6. Limpe suas configurações. Quando o PC estiver ligando, entre imediatamente na configuração da BIOS. Para a maioria dos sistemas, isto significa apertar continuamente [Delete] no teclado, enquanto outros usam F2, F10 ou CTRL + ENTER. Se não souber a sequência para entrar na BIOS, olhe a tela, pois o computador irá lhe dizer. Para limpar as configurações, use a opção Restore Defaults ou Load Fail-Safe Defaults. Navegue até encontrá-la, e siga as instruções. Salve e saia da configuração da BIOS.
  7. Reconfigure sua BIOS. Se tiver alguma configuração que deseje fazer, faça agora. Se nunca mexeu na configuração de sua BIOS, não precisa fazer nada, a maioria dos PCs vão funcionar bem sem qualquer personalização na BIOS.

Dicas

  • Atualizações de BIOS servem para corrigir bugs, adicionar suporte para novos hardwares, e adicionar funcionalidade. Veja o log de alterações em sua bios antes de ver se vai beneficiar seu PC.
  • Se seu sistema estiver funcionando bem, somente faça o upgrade de BIOS se estiver disposto a ficar sem ele por um tempo longo no caso de alguma falha crítica.

Avisos

  • Tenha certeza absoluta de que está fazendo o update da fonte certa. Usar a BIOS errada é arriscado, pois versões da mesma BIOS de um fabricante diferente podem não funcionar em outra. Isto pode causar problemas que vão necessitar uma substituição da BIOS ou reprogramá-la por completo pelo fabricante. Isto significa que não será capaz de reiniciar seu computador.
  • Tenha acesso a energia confiável durante a atualização. Flutuações de energia ou perda de força durate o processo pode corromper a BIOS. Nunca reinicie ou desligue o computador durante o processo.
  • Evite atualizar sua BIOS a não ser que esteja 100% certo do que está fazendo. Siga as instruções do fabricante e tome cuidado para não corromper a BIOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.