segunda-feira, 13 de junho de 2011

MAIS 5 DICAS SOBRE MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES


1. Desinstale programas desnecessários
De vez em quando, dê uma olhada na ferramenta Adicionar ou Remover Programas, localizada dentro do Painel de Controle. Ela lista todos os aplicativos instalados no seu computador e informa quais não estão sendo usados com frequência. Desinstale aqueles que você não utiliza mais e – principalmente – quaisquer tipos de barras de navegadores, jogos grátis e outros softwares que podem ser maliciosos. Entretanto, tenha cuidado: alguns drivers (aplicativos instalados para fazer uma peça do computador funcionar corretamente) podem ser classificados pelo sistema como programas sem muita atividade e, se retirados, podem comprometer o bom funcionamento de algum item.
2. Faça uma limpeza no seu sistema operacional
O Windows é capaz de salvar muita informação inútil, a maioria delas na forma de arquivos temporários que acabam nunca sendo apagados. Isso sem falar no cache das páginas visitadas na Internet, histórico de navegação, registros de programas instalados, dentre outros. Então, como se livrar disso? Uma solução prática para o problema é o CCleaner, um software gratuito disponível na Internet. Clique aqui para baixá-lo e ler mais a respeito do seu funcionamento.
3. Mantenha seu computador atualizado
Fique de olho nas atualizações dos seus itens de hardware e software para manter drivers e correções instalados corretamente. A melhor forma de fazer isso é visitando a página de suporte dos websites dos fabricantes e/ou desenvolvedores e procurar pelo nome do seu produto ou pela área de downloads. Para buscar atualizações e correções do Windows é só rodar o Windows Update, programa que já vem instalado junto com o Sistema Operacional da Microsoft.
4. Desfragmente o seu HD
Uma vez que seu HD esteja devidamente “limpo” e atualizado, execute a desfragmentação de disco. Ela organiza seus arquivos, permitindo maior rapidez no acesso ao disco e melhor desempenho do sistema como um todo. Caso não se lembre, esta ferramenta fica em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Desfragmentador de disco.
5. Repita os processos anteriores regularmente
Esta é a parte mais difícil: criar o hábito de executar essas tarefas com frequência. Ao menos uma vez por mês, tente realizar as etapas citadas por aqui para manter seu computador funcionando sem dar maiores problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.