sexta-feira, 3 de junho de 2011

Thunderbolt.

Thunderbolt.

A E/S mais rápida e versátil de todos os tempos.

Thunderbolt é uma tecnologia de E/S revolucionária que suporta monitores de alta resolução e dispositivos de dados de alto desempenho em uma única porta compacta. Essa tecnologia, que define novos padrões em termos de velocidade, flexibilidade e simplicidade, agora está presente nos novos MacBook Pro e iMac.

Tecnologia poderosa que resultou de uma cooperação poderosa.

A tecnologia Thunderbolt começou nos laboratórios da Intel, partindo de um conceito bastante simples: criar uma tecnologia de entrada e saída super-rápida que aceitasse praticamente qualquer dispositivo. Depois de um trabalho conjunto entre a Intel e a Apple, a Thunderbolt saiu dos laboratórios diretamente para os novos MacBook Pro e iMac.
A Intel foi coinventora das tecnologias USB e PCI Express, hoje amplamente adotadas para transferência de dados. A Apple inventou a tecnologia FireWire e foi fundamental na popularização da tecnologia USB. Toda essa experiência viabilizou a Thunderbolt, a tecnologia de E/S mais poderosa e flexível já presente em um computador pessoal.

Uma porta pequena, mas com inúmeras possibilidades.

Hoje, tanto o MacBook Pro como o iMac permitem acessar uma grande variedade de periféricos de alta velocidade e monitores de alta resolução com uma única porta compacta. A razão por trás disso é que a Thunderbolt tem como alicerce duas tecnologias fundamentais: PCI Express e DisplayPort.
PCI Express é a tecnologia que conecta todos os componentes de alto desempenho a um Mac. E ela foi incorporada à tecnologia Thunderbolt. Ou seja, você consegue conectar dispositivos externos como arrays de RAID e soluções de captura de vídeo diretamente a um MacBook Pro ou iMac‚ com desempenho PCI Express. Isso é inédito em um computador. A tecnologia Thunderbolt ainda oferece 10 watts de potência para os periféricos, para que você possa lidar com grandes projetos remotamente no seu MacBook Pro ou da sua casa com um iMac. Já com a tecnologia PCI Express você usa os periféricos USB e FireWire existentes e até se conecta a redes Gigabit Ethernet e Fibre Channel usando adaptadores simples.
E como a Thunderbolt baseia-se na tecnologia DisplayPort, o padrão de vídeo dos monitores de alta resolução, você consegue conectar qualquer monitor Mini DisplayPort diretamente a uma porta Thunderbolt. Para conectar um monitor DisplayPort, DVI, HDMI ou VGA, basta um adaptador.

Desempenho e expansão ultra-rápidos e ultra-inteligentes.

A tecnologia de E/S Thunderbolt oferece dois canais no mesmo conector, com 10 Gbps de taxa de transferência em ambas as direções, por isso a Thunderbolt é tão rápida e flexível. É possível transportar dados de e para os periféricos até 20 vezes mais rapidamente que via USB 2.0 e até 12 vezes mais rapidamente do que via FireWire 800. E você ainda conta com largura de banda mais do que suficiente para encadear vários dispositivos de alta velocidade, sem necessidade de um hub nem de switch. Por exemplo, você conecta vários discos externos de alto desempenho, um dispositivo de captura de vídeo e até mesmo um monitor com Mini DisplayPort a uma única porta Thunderbolt, mantendo a mesma taxa excepcional de transferência.

Maior desempenho até na tela.

A tecnologia de E/S Thunderbolt é compatível com monitores Mini DisplayPort. E também com monitores DisplayPort, DVI, HDMI e VGA, bastando apenas adaptadores. Ou seja, você consegue conectar um Apple LED Cinema Display ou outro monitor que desejar, além de vários dispositivos de alta velocidade, todos eles em uma única porta.

Nenhum projeto é grande demais.

Agora é possível compor uma configuração de vídeo profissional no seu MacBook Pro ou iMac, como você faria no Mac Pro. Se você for um editor de vídeo, imagine conectar dispositivos de armazenamento de alto desempenho, um monitor de alta resolução e dispositivos de captura de vídeo com alta taxa de bits para as tarefas de pós-produção de um vídeo, diretamente no seu MacBook Pro ou iMac. A tecnologia de E/S Thunderbolt permite encadear até seis periféricos novos, como o RAID Promise Pegasus ou o LaCie Little Big Disk1‚ além de um Apple LED Cinema Display.
E isso é só o começo. Com a tecnologia Thunderbolt os fabricantes de periféricos agora finalmente têm o que precisavam para levar dispositivos de alto desempenho das estações de trabalho e desktops mais sofisticados para praticamente qualquer computador.
Saiba mais sobre a tecnologia Thunderbolt. Acesse Intel.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.