sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Intel e Apple lançam novo conector de alto desempenho

Thunderbolt promete transferir um longa-metragem em alta definição em menos de 30 segundos

Durante o lançamento da nova geração de notebooks Mac Book Pro da Apple, além das novidades esperadas, foi confirmado o uso de uma nova conexão, o Thunderbolt, com potencial para substituir os cabos USB, de rede, de vídeo e até mesmo barramentos de placas internas do computador.
Logotipo da nova tecnologia.
Logotipo da nova tecnologia.
Os notebooks apresentam atualizações que acompanham o resto do mercado, com novos processadores Intel e a opção de placas de vídeo AMD em alguns modelos. A grande novidade, porém, é o Thunderbolt, que abre caminho para diversos tipos de novos acessórios e formas de expandir o computador, inclusive notebooks.
O Thunderbolt possui uma velocidade máxima de 10 Gb/s  - enquanto o USB 3.0 chega a 5 Gb/s - a Intel afirma que a velocidade é suficiente para transferir um ano de mp3 (8.766 horas) em 10 minutos. Toda essa velocidade abre opções de uso para armazenamento externo de alto desempenho, ao mesmo tempo em que pode ser usado com dispositivos mais simples - que atualmente usam o USB - ou mesmo para enviar sinais de vídeo - pelo padrão DisplayPort, com sinais compatíveis com os padrões HDMI e DVI.
Outras possibilidades criadas pelo Thunderbolt incluem simplificar a construção de computadores, principalmente os portáteis, aproveitando as opções de expansão que o conector oferece. Quem sabe isto ajude a popularizar placas de vídeo externas para notebooks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.