segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Qual é a melhor placa-mãe?

Qual é a melhor placa-mãe?

placa-mãe Intel, placa-mãe Asus, placa-mãe Gigabyte, placs-mãe ECS, placa-mãe Supermicro, placa-mãe Biostar, placa-mãe PCware, placa-mãe MSI, placa-mãe Sapphire, placa-mãe Megaware, placa-mãe Zotac, placa-mãe Phitronics, placa-mãe Foxconn.
Que placa-mãe comprar, qual placa-mãe tem isto, qual tem aquilo, qual possui tais funções, como escolher a melhor placa-mãe e por aí vai, ou seja, existe muita "desinformação" sobre este assunto, de um modo geral, junto aos usuários. A placa-mãe é a parte mais importante do micro, afinal, é a peça que interliga todos os outros dispositivos do computador e deve ser pensada com muito cuidado antes da compra. Caso você vá comprar um PC já montado atente para os componentes da máquina que está comprado e é claro dê uma atenção especial para placa-mãe.

A primeira coisa a se observar na escolha de uma é o socket, isto é, o tipo de conector do processador. Os processadores, mesmo aqueles que pertencem à mesma família (por exemplo, a linha Pentium, da Intel), podem ter a quantidade e a disposição de pinos (aquelas "perninhas" que saem do processador) diferentes, de forma que é necessário um tipo de conector (socket) adequado a essa combinação.

Assim, se um processador utiliza o conector conhecido como "Socket AM2", por exemplo, a placa-mãe deverá ter esse encaixe para ser compatível. Daí a importância de sempre verificar este aspecto. Uma forma rápida de se fazer isso é consultando a lista de processadores compatíveis com a placa-mãe.

O passo seguinte é checar os recursos que a placa-mãe oferece, como quantidade de portas USB, quantidade de slots para memória RAM, quantidade de slots PCI Express, itens integrados (onboard), como rede e áudio, e assim por diante.

Em geral, placas-mãe mais econômicas oferecem recursos gráficos onboard, ou seja, integrados ao dispositivo, dispensando o usuário da necessidade de instalar uma placa de vídeo. Note, no entanto, que esta característica pode comprometer o desempenho da máquina, por isso, placas desse tipo são indicadas apenas para computadores destinados a atividades básicas.

Veja tudo isso antes de comprar. Abaixo uma lista dos sites dos principais fabricantes, ricos em informações indispensáveis, inclusive manuais e atualizações.

Foxconn - Placa-mãe de baixo custo de fabricada no Brasil pela VS Company. Ela fabricava sobre encomenda para outras marcas (entre elas a própria Intel) e há algum tempo lançou sua própria linha de produtos. É uma das maiores empresas chinesas, apesar de desconhecida por aqui. O destaque é para a garantia de 03 anos.

Intel - As placas da Intel possuem qualidade superior a qualquer marca, é claro que a um custo maior. Não confundir com o chipset Intel que equipa várias placas-mãe.

Asus - Umas das melhores marcas de placa mãe, sempre usando chipsets de qualidade e dando um bom suporte aos usuários via o site.

PC-Chips - Uma das placas mas comuns (e baratas) do Brasil, é também das mais polêmicas. Tem fama de baixa qualidade, principalmente por causa dos modelos antigos. Aposta nos ultraintegrados (onboard) e no baixo custo. Mas eles vem investindo em qualidade e tentando acabar com a má fama. Uma prova é a garantia de 3 anos que eles dão para as placas, só nos EUA, infelizmente, mas os modelos são os mesmo. Ficam devendo um melhor suporte via o site, sempre confuso (e que já foi até pior).

PCWare - Para quem procura por uma placa simples e honesta para processadores Intel, com recursos essenciais por um preço bastante atraente.

GigaByte - Outra placa que aposta no preço baixo para vencer a concorrência.

MSI - A melhor placa mãe? Muitos acham que sim. Excelentes e caras, já vem prontas de fábrica para overclock. Se você procura uma placa-mãe barata para processadores Intel, com excelente áudio, um bom chipset de vídeo, opções de overclock radicais.

Abit - A Abit vem se saindo bem, fazendo placas de boa qualidade a um preço razoável, se baseando principalmente nos chipstes da Intel e da Via. O site tem também boas informações. Os novos modelos vem com um chip extra, Uguru, que permite configurações especiais e ajustes para overclock.

ECS - Pouca gente sabe, mas a Elite Group (ECS), é a mesma empresa que fabrica as PC-Chips. As placas que vem com a marca ECS são mais caras, normalmente baseados em chipsets melhores. As PC-Chips são as mais populares e baseadas em chipsets mais baratos e super integrados.

Soyo - A Soyo já foi bem mais conhecida no Brasil, mas perdeu muito mercado e anda sumida.

Asrock - Marca que aposta no mercado de placas mais baratas e populares, onboard.

Afinal de contas, qual é a melhor placa-mãe?
A seleção de uma placa-mãe para um segmento específico muitas vezes não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, a Intel disponibiliza um site que possibilita encontrar as placas recomendadas para um determinado segmento de mercado. É simples de usar; basta responder a algumas perguntas e a Intel te auxilia a encontrar a placa mãe adequada ao seu uso.

Para encontrar produtos específicos para games, selecione “Gaming and Media Creation” na categoria “uso (Usage Category)”. São pelo menos 86 recomendações de modelos e fabricantes de placa mãe que atendem ao segmento de gamers. As placas contidas nesta seção foram desenhadas para prover a última tecnologia para jogos e criação de conteúdo multimídia com suporte a processadores Intel Extreme Edition.

Placas mãe de terceiros não foram avaliadas ou testadas pela Intel no quesito de compatibilidade com os processadores Intel. É uma informação a ser utilizada apenas como referência. É necessário verificar com o fabricante da placa mãe a informação mais atual em termos de compatibilidade com modelos específicos de processadores. O site é o http://mbsg.intel.com/mbsg/default.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.