segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Socket Intel LGA2011 e Chipset X68 Express - primeiras imagens

O Zol.com  divulgou algumas imagens do novo socket pra processadores high-end da Intel, o LGA2011 (Land Grid Array 2011-pin). Uma seleção de fotos da MSI chegou à internet, mostrando o socket juntamente com um novo chipset, o Intel X68 Express, novo chipset high-end para procesadores entusiatas com 6, 8 ou 12 nucleos, e controladores de memória DDR3 quad-channel.

À primeira vista, o LGA2011 é enorme! Seu clipe de retenção parece ser totalmente destacável desenganchando as barras de retenção em ambos os lados. Em todos os sockets LGA até hoje, você precisava soltar uma barra de retenção, para abrir a presilha de retenção ao longo de uma dobradiça.

Como o processador tem quatro canais de memória DDR3, não há espaço para apenas um DIMM por canal em uma placa-mãe ATX de porte normal. Nesta placa-mãe em particular, nós podemos ver que há dois slots DIMM de ambos os lados do socket, acomodando dois canais cada. Nesta plataforma, a Intel transferiu o northbridge completamente pra dentro da CPU, como no LGA1156/LGA1155. Portanto, o controlador de 32 pistas PCI-Express está localizado no interior da CPU. O que resta do chipset é uma PCH (controlador hub).

Como no P55/H55/P67/H67, o X68 é um PCH, uma southbridge. Será um hub que gerencia os vários dispositivos de conectividade PCI-E, um controlador de armazenamento, um controlador de LPCIO, USB e controladores de HDA, e o link DMI para o processador. Vamos conhecer mais sobre esta plataforma com o decorrer do ano.

Imagens by techPowerUp

imagem


imagem


imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.