quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mitos e Verdades sobre o uso do computador

Mitos e Verdades sobre o uso do computador

E-mail Imprimir
mitos Se o computador passou toda a noite ligado, é melhor desligá-lo e reiniciar antes de usar de novo? Deixar o celular perto do computador pode danificar os aparelhos? Ter muitos ícones na área de trabalho deixa o computador mais lento? Essas são algumas perguntas que intrigam muita gente. Este artigo veio esclarecer essas e outras dúvidas.
Artigo de: Henrique Ulbrich e Rodrigo Martin/Geek e Eva Mothci/Terra
Fonte: Portal Terra
A IBM apresentou ao mundo o patriarca dos atuais PCs em 1981, mas as sementes da computação pessoal remontam a pelo menos duas décadas antes disso - senão mais. Durante esse período de pelo menos 40 anos, surgiram inúmeros mitos a respeito do uso, conservação e funcionamento desses equipamentos hoje universais.
Para acabar com qualquer dúvida, esta lista mostra o que é verdade, o que tinha fundamento mas hoje foi superado e o que sempre foi mentira. Confira uma explicação para cada um dos 20 mitos abordados e veja o quanto seu PC ou Mac sofre nas suas mãos - e o quanto de cuidado é exagero seu.

Se o computador passou toda a noite ligado, é melhor desligá-lo e reiniciar antes de usar de novo?

MITO - Os sistemas operacionais modernos (Windows, Linux e Mac OS X) podem ter um "uptime" (tempo em que ficam ligados) de várias semanas  ou mesmo meses. Se o seu PC fica lento após um período grande de uso, é sinal de vírus ou outras pragas, e não do tempo em que ficou ligado. Todavia, enquanto não toma providências definitivas, reiniciá-lo realmente pode aliviar o problema por algumas horas. Mas se for para reiniciar, por que deixar ligado?

Deixar o celular perto do computador pode danificar os aparelhos?

MITO - É verdade que o celular emite ondas de rádio, mas o computador costuma ser blindado o suficiente para não ser afetado por elas. E, mesmo que seja, provocará interferência momentânea e nenhum dano definitivo.
O celular também não corre risco algum de ser danificado pelo computador.

Ter muitos ícones na área de trabalho deixa o computador mais lento?

MITO - Muitos ícones na área de trabalho podem atrapalhar é a vida do usuário, deixando-o confuso ou meio "perdido" até encontrar o que procura, mas não afeta o computador.
Em termos puramente técnicos, não há problema nenhum em abarrotar o desktop com ícones.

É preciso ter um PC de mesa para poder jogar os games mais modernos do mercado?

MITO - Embora os PCs de mesa ainda possuam uma capacidade de atualização no hardware que os notebooks ainda não possuem, já existem laptops parrudos o suficiente para encarar os jogos mais modernos, inclusive os míticos Crysis e Far Cry 2, que costumam deixar de joelhos máquinas menos potentes.  Mas, claro, não é qualquer notebook: se você quiser um portátil para jogos, procure investir em máquinas com processador mais potente, mais memória RAM e uma placa de vídeo dedicada e de boa capacidade (que pode até custar mais que um PC de mesa).

É preciso descarregar completamente a bateria do notebook antes de poder recarregá-la novamente?

MITO -Esse mito vem das antigas baterias de níquel-cádmio (Ni-Ca), que realmente precisavam ser completamente descarregadas antes de nova recarga para não apresentar perda de capacidade (efeito memória).
Mas as atuais baterias de lítio-íon (Li-ION) não apresentam esse problema. Aliás, muito pelo contrário: as baterias de Li-ION têm um número limitado de ciclos de recarga, então quanto menos você as descarregar completamente, melhor. (Tema já abordado aqui: Verdades e Mentiras sobre baterias de Notebooks).

Olhar para a luz do mouse óptico pode prejudicar a visão?

MITO - Embora não seja um laser, o LED vermelho do mouse óptico é focalizado por uma lente e tem intensidade suficiente para causar danos irreparáveis à retina, especialmente se a exposição for muito longa.

Se está chovendo ou trovejando, desligue o computador e tire o  plugue da tomada?

VERDADEIRO - A chuva em si não causa nenhum dano - o problema são as descargas atmosféricas conhecidas como relâmpagos. Se não estiver relampejando (ou trovejando), pode usar seu computador sem problemas durante a chuva.
Mas, se estiver, recomenda-se desligar não só o PC mas todo e qualquer equipamento da casa - televisores, aparelhos de som e eletrodomésticos.
Embora não seja frequente, a possibilidade de danos por raios em tempestades ainda é grande no Brasil.

Se eu tiver um bom antivírus, bem atualizado, estarei protegido para navegar na internet?

MITO - O antivírus atualizado é, sim, importante, assim como um firewall pessoal (como o próprio Windows Defender, que já vem com o Windows). Mas se você não tiver bons hábitos de navegação, o antivírus de nada adiantará.
Acostume-se a não visitar sites suspeitos, não clicar em nenhum link recebido por e-mail ou por comunicadores instantâneos nem abrir nenhum anexo, mesmo que venham de amigos ou da família.

Tirar o pendrive sem "avisar" o computador pode causar danos?

VERDADEIRO  - Mas os danos não são ao computador e sim ao pendrive.
Quando se usa a opção "remover de modo seguro" no Windows ou "ejetar"  no Linux e no Mac OS X, o sistema operacional termina todas as operações de leitura e gravação e "fecha a porta" do pendrive, permitindo sua retirada. Não fazer isso pode causar desde a simples perda de dados até a "fritura" dos circuitos do pendrive.

Sempre que mais de 80% do disco rígido está sendo usado, o computador fica mais lento?

VERDADEIRO  - Esse parece mentira, mas não é. Quem compra um computador novo acredita que pode usar a capacidade todinha do disco para guardar suas coisas, mas o sistema operacional precisa de espaço para "respirar".
Se seu disco rígido já se aproxima desse limite de 80%, é melhor pensar numa limpeza - ou em comprar um disco maior.

Ao desligar o computador, sempre é necessário desligar também o monitor?

MITO, MAS - Alguns computadores desligam automaticamente o monitor, outros não. Verifique seu manual de instruções.
Caso o monitor não seja desligado automaticamente, é interessante desligá-lo manualmente para economizar energia e estender a vida útil do aparelho. Mas não é obrigatório.

É necessário deixar um bom espaço entre o monitor e a parede atrás dele?

MITO, MAS - Algum espaço é necessário para promover a ventilação, mas ele pode ser pequeno - cerca de dois centímetros já está de bom tamanho. Use a largura de seu dedo indicador como medida.
E não esqueça que o ar quente sobe, então é necessário que haja algum espaço logo acima do monitor também.

Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD?

MITO - Se assim fosse, não poderia haver computadores a bordo de automóveis, aviões e veículos militares. E muito menos notebooks e iPods.
A única peça que poderia ser afetada pelo movimento é o disco rígido, mas a possibilidade de dano nos modelos atuais é muito remota.
O grande problema de movimentar o computador é o risco de queda - mas aí tanto faz se ele está ligado ou não.

Desligar o PC diretamente no botão sem escolher antes a opção de desligar a máquina estraga o disco rígido?

MITO - Esse mito tem fundamento histórico. Nos anos 80, os discos rígidos precisavam ser preparados para o desligamento com um comando específico. Se isso não fosse feito, certamente seriam danificados.
Mas nos discos rígidos modernos, as cabeças são recolhidas automaticamente na ausência de energia, eliminando o risco. Além disso, ao pressionar o botão nos computadores atuais, o sistema operacional desliga a máquina corretamente.

O computador gasta mais energia ao ser ligado do que se permanecer em uso por longas horas?

MITO - Computador não é carro e não tem motor de arranque. Não caia nessa lorota de quem tem preguiça de fechar e abrir os programas que  usa no dia-a-dia.
Por mais econômico que o PC seja, em qualquer momento que ficar desligado ele vai poupar energia. Recomenda-se desligá-lo inclusive no horário de almoço.

Se você desligou o computador, é melhor deixar que ele 'descanse' alguns segundos antes de voltar a ligá-lo?

MITO - Outro mito dos anos 80, e também relacionado ao disco rígido.
Não há mais risco de dano à superfície magnética do disco pelo religamento repentino, e nem ao motor linear que o faz girar. Quanto ao resto do sistema, não há nada que possa estragar com a operação - a não ser, talvez, o próprio botão de ligar, se você for muito insistente (ou se tiver a mão pesada).

Fonte: http://eletti.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.