quarta-feira, 13 de junho de 2012

Aplicativo para ativar botão "não curtir" do Facebook é vírus

Aplicativo para ativar botão "não curtir" do Facebook é vírus
Foto: Reprodução/Pernambuco Nerd 
 
Quem usa o Facebook deve ter cuidado com um vírus que está sendo espalhado na rede social, com a solicitação do botão "não curtir" (ou dislike, em inglês). A opção não existe no site. O vírus atrai os usuários através do seguinte texto: "introduzindo o novo recurso não-curtir no Facebook", diz o texto que descreve a ferramenta. "Sempre quis um botão não-curtir para clicar nos posts das pessoas no Facebook? Agora você pode".

Para aceitar o aplicativo é solicitado do usuário que ele coloque o seu login no Facebook (Log in with Facebook, diz o botão, em inglês). Se o usuário clica nele, o aplicativo ganha acesso às informações básicas do seu perfi, como revela o site Facecrooks.

Depois disso, uma janela pop-up com o envio do convite para o aplicativo "Enable Dislike Button" aparece na tela. O clique direciona o usuário, então, para uma página que pede o download de uma extensão para o navegador - nesse caso, o vírus.

Para desfazer o aplicativo, o analista de malware da Kaspersky Lab Fábio Assolini,  e integrante do Grupo de Análise e Resposta a Incidentes de Segurança (ARIS) dá algumas dicas:

- Ative o modo de navegação https em Configurações de Conta > Segurança > Navegação segura.

- Vejas as dicas do Facebook para denunciar aplicativos maliciosos e deletar apps instalados que estejam causando dano ao usuário . (Observe que à esquerda de todo aplicativo o penúltimo item diz "denunciar página".)

- Recomenda-se curtir a página de segurança do Facebook para receber atualizações (em inglês) sobre fatos relacionados à segurança na rede. Os tipos de spam mais comuns estarão, provavelmente, relatados nessa página.

- Caso tenha percebido alguma modificação indevida na sua conta e suspeite que outra pessoa possa estar com acesso a ela, acesse esta página e siga as instruções.

- Ligue o "desconfiômetro". Duvide de recursos inéditos que nem foram anunciados pelo Facebook. A rede social nunca ofereceu a opção de mudar a cor do perfil ou ver quem o visitou. E observe a maneira como esses aplicativos apresentam a novidade: muitos têm erros de português, como "vizitou".

- Instale um bom antivírus. O plug-in baixado pelo especialista citado acima foi identificado pelo antivírus de seu computador.

As informações são do Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.