sexta-feira, 22 de junho de 2012

WHOIS

é um protocolo TCP (porta 43) específico para consultar informações de contato e DNS sobre entidades na internet.

Uma entidade na internet pode ser um nome de domínio, um endereço IP ou um AS (Sistema Autônomo).
O protocolo WHOIS apresenta três tipos de contatos para uma entidade: Contato Administrativo (Admin Contact), Contato Técnico (Technical Contact) e Contato de Cobrança (Registrant Contact). Estes contatos são informações de responsabilidade do provedor de internet, que as nomeia de acordo com as políticas internas de sua rede.

O termo whois designa um banco de dados de informações sobre domínios, redes, hosts e pessoas, fornecendo um serviço de directório de utilizadores da Internet.
Quando um domínio é adquirido, associado a ele estará as informações sobre o comprador, como nome, endereço e telefone. Também são associados informações sobre o site onde o domínio foi adquirido e dados sobre o servidor onde o site está hospedado.
Para descobrir informações sobre o proprietário de um determinado domínio, basta utilizar um sistema capaz de realizar buscas dentro do banco de dados do site detentor do domínio. Tal serviço é chamado de Whois.
Whois é um serviço público que permite visualizar informações sobre um domínio, ele verifica se um domínio esta disponível ou não e também pode retornar as informações pessoais sobre o proprietário do domínio. Trata-se de um protocolo que é capaz de realizar buscas dentro do banco de dados do serviço responsável.
Domínios internacionais são administrados pelo site Icann
Já para os domínios com finalização .br o responsável é o site Registro.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.